Durante o ano lectivo 2009/2010, os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico da Escola EB 2,3 Dr. António Francisco Colaço, em Castro verde, aceitaram o desafio, proposto pela Biblioteca Escolar, para ver quem lê mais. “A Turma + leitora” foi o projecto responsável pela azáfama literária vivida entre os alunos do 7º, 8º e 9º anos. Desenvolver a criatividade e a imaginação dos alunos, estimular o trabalho em equipa, bem como fomentar e consolidar hábitos de leitura foram os objectivos proposto pelo projecto que regressará às salas de aula já no próximo ano lectivo.
Cada aluno só tinha que escolher alguns livros do seu agrado, estudá-los e elaborar um trabalho sobre cada obra literária, que poderia derivar sob a forma de desenho, vídeo, música, ou power point, para publicação no site www.turmamaisleitora.wordpress.com. A avaliação cabia aos professores responsáveis pelo projecto - Paulo Mota, Lucinda Simões e Manuel Simões, e era feita mensalmente. No entanto, os trabalhos encontravam-se disponíveis para votação no site, através de comentários deixados pelos colegas.
Como em qualquer concurso havia prémios para a turma vencedora. Assim, rumaram à Isla Mágica, no passado dia 1 de Julho, as turmas do 7ºA – grande vencedora de “A Turma + leitora” e, a turma do 9º A – que se classificou em segundo lugar. A viagem foi uma oferta da Câmara Municipal de Castro Verde que, desde sempre, se mostrou preocupada e sensibilizada com o projecto. Sendo esta uma forma de incentivar os jovens a procurar no livro um amigo, o projecto continuará durante o próximo calendário escolar, ainda que com alguns ajustes. Pretende-se uma maior valorização da intervenção da família que é, sem dúvida, uma grande fonte de incentivo no desenrolar do trabalho dos seus educandos.