Castro Verde assume Educação com prioridade para o futuro

12 de setembro 2018
Castro Verde assume Educação com prioridade para o futuro

Assumindo a Educação como um projeto decisivo e estratégico para o futuro do concelho, a Câmara Municipal de Castro Verde reforça a sua aposta no setor e, nesse sentido, preparou o início do novo ano letivo 2018/19 com o objetivo de proporcionar as melhores condições aos alunos e a toda a comunidade educativa.

A autarquia fortalece assim uma aposta concreta na Ação Social Escolar, com apoio direto ( escalão A e B ) a 90 alunos de famílias carenciadas de todo concelho, em auxílios económicos e em áreas como a alimentação, material escolar e transportes. A par disso, assegura na totalidade o pagamento do transporte público em todos os escalões de ensino até ao 12º ano de escolaridade, num total de 214 alunos. Nestes domínios, a Câmara Municipal assume, durante este ano letivo, um investimento na ordem dos 141.000,00 euros.

Paralelamente, devem ainda considerar-se os valores assumidos pela autarquia ao nível manutenção dos edifícios escolares e dos transportes municipais, seja para assegurar a atividade curricular diária ou para visitas de estudo (cerca de 15.000 quilómetros no último ano letivo) e pessoal não docente.

No que respeita ao quadro de Auxiliares de Ação Educativa, este é assegurado por 38 pessoas, sendo que, um total de 32 são contratadas pela Câmara Municipal de Castro Verde e as restantes seis estão vinculadas ao Ministério da Educação.

Ainda no campo da Educação, deve também ser destacada a atribuição de Bolsas de Estudo (23.160,00 euros no ano letivo 2017/18) e transporte regular entre Castro Verde e a Funcheira para alunos do Ensino Superior, bem como um conjunto de outras ações regulares de apoio e a inteira assunção de responsabilidades neste setor.

Em termos globais, a Câmara Municipal assume, na área da Educação, um investimento que representa cerca de 4,6% do seu Orçamento anual, visando o reforço de uma aposta que se considera essencial para o fortalecimento da atividade letiva e do sucesso escolar dos nossos alunos, mas também para a consolidação de um maior bem-estar e qualidade de vida das famílias do nosso concelho.