Município de Alenquer

Requalificação da Rua Morais Sarmento, em Castro Verde

A empreitada de requalificação da Rua Morais Sarmento, em Castro Verde, está a decorrer desde o dia 27 de janeiro. Adjudicada à empresa Consdep – Engenharia e Construção, S.A., pelo valor de 315.749,40€ (+ IVA), a obra integra o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e, além de promover a sua regeneração urbana, contempla ainda a requalificação de toda a rede de águas neste arruamento. Refira-se, neste âmbito, que a componente de requalificação urbana é cofinanciada a 85%, pelo Programa Alentejo 2020.

Da autoria do arquiteto Pedro Campos Costa, a empreitada  visa transformar uma rua histórica, que atravessa o coração da vila, e tem como grande objetivo promover a qualidade do espaço público e «o andar a pé», melhorando a acessibilidade para todos e reduzindo a presença do automóvel no centro.

A empreitada tem um prazo de execução de 8 meses e contemplará a criação de um novo perfil da rua através da execução de uma faixa de mobilidade, plataformas de estacionamento temporário alternado e a introdução de elementos urbanos (árvores, papeleiras, bancos de jardim).