Município de Alenquer

Notícias

Castro Verde assinala Dia Mundial da Criança 6015
29 de maio 2020

Castro Verde assinala Dia Mundial da Criança6015

Na próxima segunda-feira, 1 de junho, a Câmara Municipal de Castro Verde assinala o Dia Mundial da Criança com a abertura da exposição “Mão na Massa”, no Fórum Municipal, e com um momento de cante alentejano, em direto na página do Facebook do Município, protagonizado pelos monitores Gabriel Costa e Filipe Pratas, a partir das 16h00. A exposição “Mão na Massa” é o resultado do projeto de artes visuais artístico-comunitário dinamizado pelo escultor Eduardo Freitas e Inês Alves, no Festival Entrudanças 2020, que tem como tema o pão, o corpo e o barro e que promove a reflexão em torno dos valores históricos, sociais e culturais que estes três elementos representam para o Alentejo, através de um conjunto de peças concebidas com os alunos das escolas do concelho de Castro Verde e com a comunidade local. A exposição pode ser visitada de 2ª a 6ª feira, das 09h00 às 19h00, até 31 de agosto de 2020.Neste ãmbito, nos dias 6 e 7 de junho, a Câmara Municipal promove ainda duas sessões de cinema infantil, no Cineteatro Municipal, pelas 16h00, com o filme "Snow: Os Domínios do Espelho" (Entrada livre. Levantamento de bilhetes obrigatório).

COVID-19: IN Castro apoia empresas  do concelho de Castro Verde 6012
25 de maio 2020

COVID-19: IN Castro apoia empresas do concelho de Castro Verde6012

Ciente das dificuldades vividas pelas empresas do concelho provocadas pelo impacto do novo Coronavírus (COVID-19), a Câmara Municipal de Castro Verde tem vindo a desenvolver um plano de apoio à concretização dos incentivos disponibilizados pelo Governo português (obrigações fiscais, linhas de crédito e segurança social), através do aconselhamento e esclarecimento de dúvidas e da instrução dos processos de candidatura em nome das entidades empresariais que o solicitaram.Até 25 de maio, os serviços sediados no IN Castro contabilizavam o contacto direto com mais de 70 microempresas ligadas aos sectores da restauração, alojamento e similares, comércio por grosso e a retalho e construção civil.Paralelamente, foram instruídos 13 processos de candidatura à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, num valor global total de 42.750€, sendo que, desse montante já foram aprovados 20.250€.Através dos serviços de apoio prestados foram ainda atribuídas 8 certificações PME pelo IAPMEI, necessárias para aceder à Linha de Apoio à Tesouraria COVID-19 para microempresas do setor do Turismo e Restauração, efetuadas 2 candidaturas ao lay-off simplificado e aos apoios para sócios-gerentes, 1 selo Clean & Safe para restauração e apresentada 1 candidatura ao Programa Adaptar.

Castro Verde vai ter novo Posto da GNR 6007
21 de maio 2020

Castro Verde vai ter novo Posto da GNR6007

A Câmara Municipal de Castro Verde propôs, no passado dia 20 de maio, a construção de um novo posto para a GNR na vila, considerando a total falta de condições e operacionalidade das atuais instalações. A proposta foi apresentada pelo Presidente da Câmara, António José Brito, numa reunião a seu pedido, em Lisboa, com o secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Juiz Antero Luís, com o objetivo de alertar o Governo para o estado de degradação do atual posto da GNR, que está muito degradado e em péssimas condições. Refira-se que o Posto Territorial da GNR de Castro Verde está instalado num edifício que é propriedade da Câmara Municipal e só não está mais degradado porque o Município tem feito várias obras de manutenção. Castro Verde localiza-se no “centro Sul” do Baixo Alentejo e é um concelho onde entroncam várias vias de comunicação (IP2, EN 2, EN 123 e o acesso à A2). Historicamente, a vila sempre foi um importante local de passagens e convergência. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, a reunião teve um resultado muito positivo e foi possível chegar a um entendimento para a resolução do problema, tendo a autarquia assumido a responsabilidade de identificar um terreno para a construção do novo posto da GNR.

Câmara Municipal e Paróquia de Castro Verde celebram Protocolo de Colaboração 6005
19 de maio 2020

Câmara Municipal e Paróquia de Castro Verde celebram Protocolo de Colaboração6005

O Município de Castro Verde tem assumido um papel interventivo no apoio às instituições que desenvolvam atividades promotoras ou valorizadoras do património e da cultura concelhios, considerando-as parceiras determinantes na concretização dos seus objetivos. Neste sentido, a Câmara Municipal vai celebrar um Protocolo de Colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde, que visa o apoio na recuperação e/ou manutenção do património religioso do concelho, nomeadamente as novas fases de intervenção na Basílica Real, mas também na Igreja dos Remédios e a ermida de São Miguel, em Castro Verde, a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Esperança em Entradas, e as Igrejas paroquiais de S. Bárbara de Padrões e S. Marcos da Ataboeira. Este acordo contempla ainda a organização, promoção e desenvolvimento de festividades de celebração do Feriado Municipal, no dia de São Pedro, 29 de junho, no sítio de S. Pedro das Cabeças, retomando uma tradição que há muito deixou de ser cumprida. Esta iniciativa irá ser conciliada com as tradicionais festas da aldeia dos Geraldos. Finalmente, o protocolo define igualmente a criação de um programa de celebração natalícia em Castro Verde, onde se integra a conceção, execução ou aquisição de peças públicas alusivas à quadra, que serão instaladas anualmente no centro da vila durante esse período, bem como a criação de programa de Natal, a promover em todo o concelho. 

TV

Castro

TV

Castro

AULA 2 - Agita Strength '20 - 28/05/2020

AULA 2 - Desporto Sénior '20 - 27/05/2020

AULA 2 - Total Fitness '20 - 25/05/2020

AULA 1 - Agita Cardio '20 - 21/05/2020

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!