Município de Alenquer

Notícias

“Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”: Município e CPCJ de Castro Verde associam-se a campanha Nacional 6322
07 de abril 2021

“Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”: Município e CPCJ de Castro Verde associam-se a campanha Nacional6322

A Câmara Municipal de Castro Verde associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para participar na Campanha Nacional de Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNDPCJ), durante o mês de abril. Sob o mote “Serei o que me deres…que seja amor”, a iniciativa tem como principal objetivo alertar a consciência da comunidade em geral para a importância da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e para a necessidade do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva. Neste âmbito, o Município de Castro Verde iluminou de azul o edifício dos Paços do Concelho. Neste mesmo local, encontra-se também em exposição um conjunto de laços azuis, decorados pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, no âmbito das AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família (Pré-Escolar) e nas AEC´s - Atividades de Enriquecimento Curricular (1º Ciclo), alusivos à temática. Dado o contexto epidemiológico que o país atravessa, a CPCJ de Castro Verde informou vai divulgar nas suas redes sociais outras atividades desenvolvidas pelos alunos. A campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, nos Estado Unidos da América, no Estado da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem, após os maus-tratos sofridos pelos seus netos. A cor azul representa a cor das lesões corporais. Cumprindo as regras de distanciamento social, não deixe de visitar a exposição dos Laços Azuis, que está patente na Praça do Município, em Castro Verde, e junte-se a esta causa colocando uma fita azul na antena do seu carro ou um laço azul na porta/janela da sua casa!

Ministra da Coesão Territorial visitou Castro Verde 6320
06 de abril 2021

Ministra da Coesão Territorial visitou Castro Verde6320

A Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, deslocou-se na manhã desta terça-feira, 6 de abril, a Castro Verde, acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel, para uma visita aos principais projetos concluídos e em curso no concelho.   Durante esta visita, a governante reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, António José Brito, nos Paços do Município, e visitou a Basílica Real, as novas instalações do Centro de Artes e Viola Campaniça e as obras da futura Residência Autónoma da CERCICOA.   Ainda neste âmbito, Ana Abrunhosa marcou presença numa Sessão Pública que assinalou o final das obras da Rua Morais Sarmento, uma das principais vias comerciais de Castro Verde. Marcaram ainda presença nesta manhã, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, a Deputada da Assembleia da República, Telma Guerreiro, a Presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Manuela Florêncio, o Presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, António José Paulino, e o Presidente da CERCICOA, António Matias.   No final da visita, Ana Abrunhosa, salientou que estes projetos se revestem de grande importância para estes territórios e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida das populações. “Não tenho dúvidas que estes projetos de investimento, e que têm financiamento de Fundos Europeus, são a escolha certa. Estamos a falar de projetos que melhoram a qualidade de vida da população. Sou otimista quanto ao futuro destes territórios, sobretudo se tiverem lideranças. Nós sabemos que, em qualquer projeto, as lideranças são fundamentais, e é isso que eu vejo em Castro Verde. Vejo liderança, vejo estratégia e vejo projetos que concretizam essa estratégia”.   Durante a vista, o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, teve oportunidade de destacar a importância do conjunto de investimentos que a autarquia tem em curso no concelho. “Estamos a falar de um conjunto de projetos, uns que estão concluídos, outros em curso ou prestes a iniciar, que envolvem um investimento global na ordem de 10,8 milhões de euros. Destaco que a requalificação urbana da Rua Morais Sarmento é um exemplo disso, mas não quero deixar de salientar dois projetos que, para nós, são fundamentais: um que começou há poucos dias, que é a criação da Zona Empresarial de Castro Verde, e que representa um investimento de 1,9 milhões de euros; e o outro, que estimamos iniciar no verão, que é a muito desejada requalificação da Escola Secundária, que representa um investimento superior a 3 milhões e 150 mil euros”.     

Obras da Zona Empresarial avançam em Castro Verde 6318
05 de abril 2021

Obras da Zona Empresarial avançam em Castro Verde6318

Iniciaram a 25 de março, as obras de construção da Zona Empresarial de Castro Verde. Um investimento total de 1.964.093,84 milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários, que vai nascer junto à entrada norte da vila (saída para Aljustrel, na Estrada Nacional 2) e possibilitar a criação de 39 lotes para acolhimento de empresas que ali pretendam desenvolver a sua atividade económica, numa área total de implementação de 53 733 m2. Para o presidente da autarquia, António José Brito, o arranque das obras da futura Zona Empresarial representa “um momento muito importante” para Castro Verde, considerando mesmo que este equipamento “já devia existir no concelho há pelo menos 20 anos”.  O autarca explica que, nos últimos três anos, foi possível assegurar a candidatura e ver aprovado o financiamento comunitário para a obra, negociar e concluir o acordo para o acesso com a empresa Infraestruturas de Portugal e fazer a revisão do projeto. Neste momento, está igualmente a trabalhar-se no processo de abastecimento de água ao espaço. A Zona Empresarial de Castro Verde permitirá tirar partido das dinâmicas da atividade mineira e incentivar a dinâmica empresarial local criando condições para a captação de investimentos. Trata-se, portanto, de um investimento “fundamental para Castro Verde” que, na opinião de António José Brito, vai seguramente "permitir acentuar a diversificação da base económica e a criação de emprego".

Sessão Pública Ordinária da Assembleia Municipal adiada para 16 de abril 6308
29 de março 2021

Sessão Pública Ordinária da Assembleia Municipal adiada para 16 de abril 6308

Por motivos de agenda, a Sessão Pública Ordinária da Assembleia Municipal de Castro Verde, inicialmente agendada para esta sexta-feira, 9 de abril, foi adiada para o próximo dia 16 de abril de 2021 (sexta-feira), pelas 21h00, no Cineteatro Municipal, com a seguinte Ordem de Trabalhos: Período antes da Ordem do Dia: • Aprovação de atas• Expediente• Outros assuntos de interesse• Período reservado à intervenção do público.     Ordem do Dia: 1º - Apreciação e votação da proposta de Alteração ao Regulamento da Comissão Municipal de Proteção Civil de Castro Verde; 2º - Apreciação e votação da 1 ª Alteração ao Mapa de Pessoal - Ano 2021;3º - Apreciação e votação da Informação sobre a Integração do Saldo da Execução Orçamental;4º - Apreciação e votação da 1ª Revisão Orçamental;5º - Apreciação e votação da Proposta de Pedido de Financiamento no âmbito da Linha BEI PT 2020;6º - Apreciação e votação de Autorização de Procedimento de Consulta Prévia - Aluguer Operacional de veículos elétricos e híbridos;7º - Apreciação da informação escrita do Sr. Presidente da Câmara relativa à atividade Municipal;8° - Outros assuntos de Interesse.8° - Período reservado à intervenção do público.  

TV

Castro

TV

Castro

CANTE EM CASA - "Zé Ganhão" - Prof. Gabriel Costa

CANTE EM CASA - "Ribeira vai Cheia" - Prof. Filipe Pratas

CANTE EM CASA - "Quais, Quais" - Profs. Filipe Pratas e Gabriel Costa

CANTE EM CASA - "Pirolito Olé Olé" - Profs. Filipe Pratas e Gabriel Costa

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!