Município de Alenquer

Notícias

Castro Verde compra viaturas elétricas 6488
21 de julho 2021

Castro Verde compra viaturas elétricas6488

Castro Verde, um dos municípios da área de intervenção da CIMBAL, já recebeu as duas viaturas elétricas adquiridas no âmbito da 3ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, financiado pelo Fundo Ambiental. A aquisição das viaturas decorre em regime de aluguer operacional durante 48 meses, num investimento da Câmara Municipal de Castro Verde superior a € 43 000.  O processo decorreu no âmbito da Central de Compras da CIMBAL, o que permitiu assegurar preços bastante inferiores, proporcionando a renovação de veículos antigos “a combustão” das frotas municipais, que serão agora substituídos por viaturas mais eficientes e sem emissão de carbono.

Câmara de Castro Verde exige Reposição  do acesso norte a Entradas no IP2 6484
08 de julho 2021

Câmara de Castro Verde exige Reposição do acesso norte a Entradas no IP26484

O presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, reuniu a 8 de julho, na Assembleia da República, com o presidente da Comissão de Economia e Infraestruturas, o deputado Pedro Coimbra, onde defendeu a reabertura urgente do acesso norte a Entradas no IP2, no sentido Beja – Castro Verde, e a quem entregou um dossier com o histórico de todo o processo.   Após a reunião, o autarca registou com agrado o acolhimento e o compromisso assumido para serem dados novos passos concretos por via da Assembleia da República, para procurar, de uma vez por todas, superar esta situação.   Para o presidente da autarquia, a Câmara de Castro Verde “defende, e sempre defendeu, que o acesso Norte a Entradas, no IP2, seja reposto com urgência”, pondo fim a uma situação “prejudicial para a população e para o território”. “Desde o início deste mandato que procuramos fazer sentir ao Governo como esta situação é muito negativa para Entradas, reunindo, desde logo, com a Infraestruturas de Portugal e a concessionária e, depois, não vendo evolução, com o próprio Secretário de Estado das Infraestruturas”, sublinha.   Para António José Brito, “todo este processo é lamentável” e garante que a autarquia não vai desistir de exigir a reposição da entrada norte (no sentido Beja-Castro Verde) na vila de Entradas. “A Câmara de Castro Verde não desistirá de exigir a reposição desse acesso tão importante porque, tal como está, penaliza o comércio, a estação de combustíveis, os restaurantes, a vila e toda a população”, explica.   O autarca diz mesmo ser “vergonhoso que esta situação não seja resolvida”, considerando que o Governo tem de intervir para ser encontrada uma solução. “É em processos como este que temos de passar das palavras aos atos e mostrar que o discurso de defesa do interior não é uma coisa oca! Custa-me acreditar que o Governo não tenha sensibilidade para resolver esta situação. Se for assim, fica clara a minha desilusão”, conclui António José Brito.

Informação: Suspensão de Atividades Culturais até 31 de julho 6483
07 de julho 2021

Informação: Suspensão de Atividades Culturais até 31 de julho6483

Dado o recente surgimento de casos ativos de COVID-19 no concelho, a Câmara Municipal de Castro Verde decidiu, por prevenção, suspender a realização das iniciativas culturais previstas até 31 de julho. Durante este período será feita uma avaliação constante da situação, para futuro reagendamento das iniciativas. O Município alerta para a necessidade de todos continuarem a cumprir as regras de higienização frequente, de distanciamento e o uso de máscara.

Secretária de Estado do Ambiente inaugurou Novo Reservatório Elevado de Castro Verde 6481
05 de julho 2021

Secretária de Estado do Ambiente inaugurou Novo Reservatório Elevado de Castro Verde6481

Realizou-se a 5 de julho, a Cerimónia de Inauguração do novo Reservatório Elevado de Castro Verde, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, e que contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Dr.ª Inês dos Santos Costa. A empreitada de construção do novo Reservatório Elevado decorreu no âmbito do Reforço de Adução a Castro Verde, que integrou três novas estações elevatórias e cinco reservatórios, para além de 45 km de adutoras. O traçado das condutas iniciou-se em Almeirim, com o reforço da adução a Castro Verde e, a partir daqui a expansão para Sudeste, com abastecimento aos pontos de entrega de Entradas, Geraldos, Namorados e Santa Bárbara de Padrões. A partir deste ponto desenvolvem-se dois eixos, um para S. Marcos da Atabueira, passando por Viseus e Rolão, e outro para A-do-Corvo, com ligações a Sete, Monte dos Mestres, Lombador e Beringelinho. Esta empreitada, que representa um investimento no valor de 4,8 milhões de euros, cofinanciado em 85% pelo PO SEUR, vem desta forma, fortalecer todo o sistema “em alta”, ou seja, desde a albufeira do Monte da Rocha até aos diferentes reservatórios do concelho. António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, manifestou satisfação pela conclusão desta empreitada, que permitirá prestar um serviço com mais qualidade às populações do concelho e aproveitou a ocasião para manifestar, junto da governante, a necessidade urgente da ligação de Alqueva à albufeira do Monte da Rocha, a partir da Barragem do Roxo. “A verdade é que precisamos, rapidamente, que a água do Alqueva, por via do Roxo, chegue ao Monte da Rocha. O cumprimento desta etapa, a par de toda esta importante obra que foi feita e deste investimento de perto de 5 milhões de euros, é que trará uma maior tranquilidade ao nível da sustentabilidade e do abastecimento público. Necessariamente temos que trabalhar e acentuar esse projeto para que rapidamente possamos ter aqui outro tipo de tranquilidade em anos como os últimos dois, em estivemos com a albufeira com uma reserva na ordem dos 8% durante muito tempo. Estamos confiantes que o Governo irá, naturalmente, trabalhar nesse sentido, para concretizar esse processo. A Câmara Municipal de Castro Verde estará inteiramente disponível para continuar com este processo de cooperação, de proximidade e de trabalho em permanência para alcançar esse objetivo, que para nós é fundamental”.

TV

Castro

TV

Castro

HOMENAGEM A JOSÉ DA LUZ PEREIRA

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ARTES E DA VIOLA CAMPANIÇA DE CASTRO VERDE

CANTE EM CASA - "Fui colher uma Romã" - Profs. Filipe Pratas e Gabriel Costa

CANTE EM CASA - "Zé Ganhão" - Prof. Gabriel Costa

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!