Município de Alenquer

Notícias

Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas preside à abertura do Festival Sabores do Borrego 7866
22 de março 2023

Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas preside à abertura do Festival Sabores do Borrego7866

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino, vai presidir à abertura oficial da 4ª edição do Festival Sabores do Borrego, no dia 31 de março (sexta-feira), numa sessão que terá lugar a partir das 18h00, no Largo da Feira, em Castro Verde, e que contará com a presença de António José Brito, presidente da Câmara Municipal de Castro Verde.   A visita do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas ao concelho de Castro Verde terá início mais cedo, às 16h00, no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, onde terá lugar uma breve apresentação do Programa Castro Verde Sustentável, da Liga para a Proteção da Natureza, bem como o projeto da Reserva da Biosfera de Castro Verde.   A 4ª edição do Festival “Sabores do Borrego” decorre de 31 de março a 2 de abril, no Largo da Feira em Castro Verde. Três dias de festa e animação, através de um programa que aposta no reforço da identidade local e na dinamização de um conjunto diversificado de iniciativas, como mostras, oficinas, exposições e palestras relacionadas com a atividade do setor pecuário, mas também, cante alentejano, música popular e concertos.   Promovido pela Câmara Municipal, tendo com parceiros a Associação de Agricultores do Campo Branco e o Agrupamento de Produtores – Carnes do Campo Branco, o evento tem o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola de Aljustrel e Almodôvar, o Festival é um espaço para valorizar e afirmar o nosso mundo rural e um dos momentos mais aguardados do ano, ponto de encontro para a toda a comunidade e visitantes de vários pontos do país

Castro Verde exige cumprimento de objetivos definidos para a Linha Ferroviária do Alentejo 7864
16 de março 2023

Castro Verde exige cumprimento de objetivos definidos para a Linha Ferroviária do Alentejo7864

O Município de Castro Verde regista com satisfação o facto do PNI – Plano Nacional de Investimentos 2030 apontar para a reabertura da Linha Ferroviária do Alentejo, entre Beja e Funcheira, com passagens por Carregueiro (Estação de Castro Verde/Almodôvar) e Estação de Ourique (no concelho de Castro Verde).   A linha está encerrada há mais de 10 anos!   O plano, agora apresentado, permitirá cumprir objetivos fundamentais para o concelho de Castro Verde, nomeadamente ter comboios intercidades nesta linha, fazendo a ligação Beja/Faro e à restante rede ferroviária, nomeadamente a Évora e Lisboa.   O concurso de requalificação da linha está previsto para 2026 e, se for cumprido esse objetivo, o Município de Castro verde entende como muito relevante para todo o território e, em particular, para o concelho de Castro Verde.   O PNI 2030 também prevê a eletrificação do ramal que serve a mina de Neves-Corvo o que, na ótica da Câmara Municipal de Castro Verde, trará ganhos muito relevantes para a operação da Somincor e, aliás, para todo o território. Basicamente porque vai valorizar muito esse ramal para fins empresariais, uma vez que o mesmo não é exclusivo da Somincor e pode ser uma acessibilidade muito importante para potenciar o desenvolvimento do concelho de Castro Verde no futuro.   Durante anos, tem havido um discurso pró-ferrovia mas, infelizmente, tem faltado sempre uma estratégia clara e vontade política para concretizar essa aposta. Portanto, esta Câmara Municipal encara com satisfação esta ampla possibilidade, mas será preciso "ver para crer".   A ferrovia é um transporte fundamental e de futuro. É a opção crescente em toda a Europa e com vantagens de diversa ordem, nomeadamente ambientais. Por outro lado, num território de baixa densidade e envelhecido como o nosso, a aposta no transporte coletivo é, naturalmente, muito importante.

Etapa da 40ª Volta ao Alentejo arranca em Castro Verde 7862
13 de março 2023

Etapa da 40ª Volta ao Alentejo arranca em Castro Verde7862

O pelotão da 40ª Volta ao Alentejo em Bicicleta "Crédito Agrícola" vai partir de Castro Verde, no dia 23 de março (quinta-feira), para a 2ª Etapa da prova, que este ano celebra 40 anos.   Com o apoio do Município de Castro Verde, a caravana da "Alentejana" estará instalada no Largo da Feira, onde partirá simbolicamente pelas 11h30. Os ciclistas percorrem depois as ruas de Aljustrel e de Casével (em direção à Rotunda das Ovelhas) e, depois, a Rua da Seara Nova, em direção à EN 2 no sentido de Aljustrel. A etapa vai terminar em Grândola, num percurso de 170,8 km.   Refira-se que a 40ª Volta ao Alentejo em Bicicleta arranca em Beja, no dia 22 de março (4ª feira), numa etapa que ligará a capital do Baixo Alentejo à vila de Ourique. A prova termina no dia 26, em Évora.   A iniciativa é organizada pela Podium Events, em parceria com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Federação Portuguesa de Ciclismo e a UCI Europe Tours, contando com o apoio da Câmara Municipal de Castro Verde.

ATL da Páscoa 2023: Inscrições decorrem até 23 de março 7857
10 de março 2023

ATL da Páscoa 2023: Inscrições decorrem até 23 de março7857

Decorrem, até dia 23 de março, as inscrições para participação no ATL da Páscoa 2023, da Câmara Municipal de Castro Verde. Os ateliers vão decorrer entre 3 e 14 de abril, de 2º a 6ª feira, e vão funcionar na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, entre as 9h30 e as 17h30, com possibilidade de acolhimento a partir das 07h30 e de prolongamento até às 18h00. A iniciativa destina-se a crianças dos 6 aos 12 anos de idade. De salientar que, tal como tem vindo a acontecer anteriormente, as crianças das freguesias têm a possibilidade de participar neste programa de Atividades de Tempos Livres, assegurando a Câmara Municipal de Castro Verde o transporte das mesmas para Castro Verde. Na edição de 2023 do ATL de Páscoa o Município dá continuidade ao apoio às famílias mais carenciadas, disponibilizando os descontos da ação social escolar, que permitirão a isenção de inscrição para os beneficiários do Escalão A e o desconto de 50% para os beneficiários do Escalão B. As inscrições podem ser efetuadas através da plataforma GIAE (https://aecv.giae.pt/), já a partir de hoje, dia 10 de março, ou presencialmente, no Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Castro Verde, a partir de 2ª feira, dia 13 de março, durante o horário de funcionamento dos serviços. NOTA: A inscrição só é validada após o pagamento: Sem Escalão: 8€ (2 semanas) Escalão A – Isento de Pagamento (2 semanas) Escalão B – 4€ (2 semanas)

TV

Castro

TV

Castro

Festival Castro Mineiro 2022

FESTIVAL CASTRO MINEIRO 2022

Festas de Castro 2022

Teaser Festas de Castro 2022

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!