Município de Alenquer

Notícias

Câmara cria Transporte Diário entre São Marcos da Atabueira e Castro Verde 6287
24 de fevereiro 2021

Câmara cria Transporte Diário entre São Marcos da Atabueira e Castro Verde6287

A Câmara Municipal de Castro Verde assegura a partir da próxima segunda-feira, 1 de março, um serviço de transporte diário e gratuito entre São Marcos da Atabueira e Castro Verde. O circuito de transporte irá funcionar de 2ª a 6ª feira, com partida de São Marcos da Atabueira às 8h30, junto à paragem dos autocarros, e regresso às 12h30, junto à Gare Rodoviária de Castro Verde. A Câmara Municipal decidiu assumir esta importante resposta social à população da freguesia de S. Marcos da Atabueira, colmatando, desta forma, uma necessidade da população desta localidade, permitindo a sua deslocação até à sede concelho. Devido à pandemia, e de forma a cumprir com a normas da Direção Geral de Saúde (DGS), a lotação será reduzida para 2/3 da sua capacidade, sendo obrigatório o uso de máscara.

Assembleia Municipal reúne em Sessão Pública Ordinária a 27 de fevereiro 6285
22 de fevereiro 2021

Assembleia Municipal reúne em Sessão Pública Ordinária a 27 de fevereiro6285

A Assembleia Municipal de Castro Verde vai reunir em Sessão Pública Ordinária no próximo dia 27 de fevereiro de 2021 (sábado), pelas 15h00, no Cineteatro Municipal, com a seguinte Ordem de Trabalhos: Período antes da Ordem do Dia: Aprovação de Atas. Expediente. Outros assuntos de interesse. Período reservado à intervenção do público. Ordem do Dia: 1º - Apreciação e votação da Proposta de Regulamento da Comissão Municipal de Proteção Civil de Castro Verde; 2º - Apreciação da informação escrita do Sr. Presidente da Câmara relativa à atividade municipal; 3º - Outros assuntos de interesse. 4º - Período reservado à intervenção do público.

Isabel Caetano de Freitas eleita nova Presidente da CPCJ de Castro Verde 6282
22 de fevereiro 2021

Isabel Caetano de Freitas eleita nova Presidente da CPCJ de Castro Verde6282

Isabel Caetano de Freitas é a nova presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do concelho de Castro Verde para o mandato 2021-2024. A eleição ocorreu no passado dia 9 de fevereiro em plenário da Comissão Alargada da CPCJ, onde têm assento representantes de 14 entidades locais. Para a nova presidente da CPCJ de Castro Verde, este é um cargo que assume com dedicação e entrega, em prol dos mais vulneráveis. “Foi-me confiada esta missão, que assumo com responsabilidade e plena consciência que é preciso muita dedicação e sentido de entrega. O facto de integrar esta equipa há três anos, permite-me ter consciência da delicadeza deste trabalho e desta realidade”. Para este novo mandato, Isabel Caetano de Freitas assume que as prioridades de ação ainda estão a ser definidas, sendo, no entanto fundamental manter a sua proximidade junto dos munícipes e desenvolver ações que promovam a proteção das crianças e jovens em risco. “É intenção desta equipa de trabalho manter o foco, por um lado, nos processos que estão instruídos na modalidade restrita, com os colegas e os técnicos que, por força da lei, fazem parte e representam as instituições obrigatórias. Por outro, é também intenção da equipa que integra a modalidade alargada, desenvolver ações para a promoção e proteção das crianças e jovens do nosso concelho. Queremos continuar a ser um concelho protetor das crianças e dos jovens, trabalhando em ações dinâmicas que conduzam à proteção daqueles que, por diversas razões, são os mais vulneráveis”. No que respeita ao plano de ação, a nova presidente da CPCJ de Castro Verde revela que este está delineado e aprovado, mas que, devido ao surgimento da pandemia Covid-19, ainda não está a ser executado. “Como linha orientadora temos um plano de ação delineado e aprovado, com atividades que, se não fosse esta situação de privação de contactos que o mundo atravessa, estaríamos já a pôr em ação. São basicamente ações de capacitação dos pais, para a parentalidade mais protetora, para tornar as crianças e jovens mais fortalecidos”. Apesar de todas as restrições, a CPCJ de Castro Verde continua no terreno com o projeto “Mais Família”, iniciado o ano passado, direcionado às famílias. “Posso dizer que, a par da atividade processual, temos em execução o projeto “Mais Família”, direcionado para as famílias que, por diversos motivos, recorrem a nós, para ajuda, ou que nós próprios detetamos no decorrer do acompanhamento que fazemos, dessa necessidade”, refere.

Castro Verde integra Semana Intermunicipal da Atividade Física "Em Casa" 6280
22 de fevereiro 2021

Castro Verde integra Semana Intermunicipal da Atividade Física "Em Casa"6280

De 1 a 5 de março realiza-se, pela primeira vez, a Semana Intermunicipal da Atividade Física “Em Casa”, iniciativa inédita que vai juntar sete municípios numa atividade conjunta para toda a população.   Envolvidos nesta iniciativa estão os municípios de Castro Verde, Alcoutim, Aljustrel, Almodôvar, Ferreira do Alentejo, Santiago do Cacém e Ourique que vão promover um programa semanal de aulas online diárias, através da plataforma Zoom, dirigido às populações abrangidas, e que acontecem em três horários diferentes: das 10h00 às 10h30, das 18h30 às 19h00 e as 19h30 às 20h00.   A iniciativa tem como finalidade levar a atividade física até à casa das pessoas em tempos de Covid-19 e de confinamento e, ao mesmo tempo, contribuir para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis, sensibilizando para a importância da prática do exercício físico. Este é também um serviço público, proporcionado por diversas Câmaras municipais, que pretendem chegar ao máximo de pessoas de várias faixas etárias, envolvendo as famílias, num momento de partilha e ajudando também a quebrar o isolamento.   Em virtude da pandemia, de várias infraestruturas desportivas fechadas, onde é preciso existir uma readaptação de hábitos, entenderam os promotores desta iniciativa, habituados a trabalhar em prol das suas populações, que este era o momento de se unirem para criar uma iniciativa que atravessasse fronteiras e territórios, proporcionando uma experiência nova e enriquecendo também o trabalho em rede e ao serviço das comunidades.

TV

Castro

TV

Castro

CANTE EM CASA - "Zé Ganhão" - Prof. Gabriel Costa

CANTE EM CASA - "Ribeira vai Cheia" - Prof. Filipe Pratas

CANTE EM CASA - "Quais, Quais" - Profs. Filipe Pratas e Gabriel Costa

CANTE EM CASA - "Pirolito Olé Olé" - Profs. Filipe Pratas e Gabriel Costa

Visite

Publicações

Documentos

Veja Castro Verde com outros olhos!
Use #CastroVerde nas suas fotografias para as ver no nosso feed!