Município de Alenquer

Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)

Nos últimos 25 anos, o concelho de Castro Verde sofreu mutações de grande relevância e impacto no plano social, económico e territorial.

O concelho que tínhamos em 1993 não é o mesmo que temos agora: muito longe disso! Castro Verde, neste longo período de tempo, enfrentou desafios de grande monta e foi, gradual e consequentemente, estabelecendo respostas concretas, às vezes ao arrepio de uma visão mais ampla e até ambiciosa para o futuro. A verdade é que muita coisa mudou no território e na sociedade nesse longo período de tempo e, igualmente, nas próprias formas de planear e definir as políticas municipais.

A decisão do Executivo da Câmara de avançar agora com a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Castro Verde, mais do que uma imposição e exigência legal, afigura-se como uma evidente necessidade. Para nós é claro que o Município tem de ter uma ferramenta de planeamento atualizada e moderna.

Trata-se de um trabalho exigente. Por um lado, porque baseado numa intensa imposição no plano jurídico e, num outro sentido, porque implica a enorme responsabilidade de articular essa exigência com uma clara e transparente participação pública.

Contamos com o seu contibuto. Participe!

Estamos certos que faremos um caminho competente nesta missão de Revisão do PDM. Um caminho que permitirá preparar o nosso concelho para o futuro, assente numa visão clara e que refletirá a realidade do território e as expetativas das pessoas que aqui habitam.