Castro Verde promove Conferência "Abril e o Poder Local Democrático" a 12 de dezembro

21 de novembro 2023
Castro Verde promove Conferência 'Abril e o Poder Local Democrático' a 12 de dezembro

Comemorações 50 Anos do 25 de Abril

No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril de 1974 em Castro Verde, a Câmara Municipal promove no próximo dia 12 de dezembro de 2023 (3ª feira), data em que se realizaram as primeiras Eleições Autárquicas, em 1976, a Conferência “Abril e o Poder Local Democrático”, que se realiza no Fórum Municipal, em Castro Verde, a partir das 09h30.

A iniciativa vai reunir um conjunto de personalidades do Alentejo e pretende analisar e discutir a ação das Autarquias Locais no contexto político, económico e social do período subsequente a abril de 1974, bem como a situação presente e os desafios do futuro. Na Sessão de Abertura, intervirá o presidente da CIMBAL, António Bota, e será abordada a temática do “Poder Local, Antes e Depois de Abril”, pelo historiador Constantino Piçarra.

A Mesa da Manhã, que terá como mote “A Construção do Poder Local Democrático”, será moderada pelo jornalista José Pedro Castanheira, do "Expresso", e conta com as comunicações de Francisco do Ó Pacheco, ex-Presidente da Câmara Municipal de Sines, de José Lopes Guerreiro, ex-Presidente da Associação de Municípios do Distrito de Beja, de Luís Pita Ameixa, Presidente da CM de Ferreira do Alentejo, e de Miguel Ramalho, Presidente da União de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista, em Beja.

Na Mesa da Tarde será debatido o “Poder Local, Presente e Futuro!”, com a moderação do jornalista José Manuel Mestre, da SIC, e as intervenções de Nuno Mascarenhas, Presidente do Conselho Regional do Alentejo, de Marta Prates, Presidente da CM de Reguengos de Monsaraz, Rui Raposo, Presidente da CM da Vidigueira, e de Marcelo Guerreiro, Presidente da CM de Ourique.

A Sessão de Encerramento da Conferência fica a cargo de António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, e da Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa.