Assembleia Municipal "chumba" solução para a Rede de Águas de Castro Verde

26 de junho 2019
Assembleia Municipal 'chumba' solução para a Rede de Águas de Castro Verde
Assembleia Municipal "chumba" solução para a Rede de Águas de Castro Verde

Depois da aprovação na Câmara Municipal, no dia 6 de junho, a Assembleia Municipal não aprovou a integração do Município de Castro Verde no projeto Águas do Baixo Alentejo. A proposta da Câmara teve uma maioria de votos contra dos eleitos da CDU e os votos favoráveis do PS.Face a esta decisão, a Câmara Municipal entende informar a população do seguinte:1 – A situação da Rede de Águas de Castro Verde é conhecida de todos. Os gravíssimos problemas existentes não foram resolvidos e, durante vários anos, deixou-se chegar a rede a um estado de completa degradação.2 – Confrontado com a responsabilidade de resolver este grave problema, o atual Executivo municipal definiu uma estratégia assente em várias etapas. A principal era a participação na empresa de capitais inteiramente públicos Águas do Baixo Alentejo, cujo objetivo aponta para a requalificação do sistema de águas “em baixa”.3 – A exemplo do que já acontece com o sistema “em alta”, onde Castro Verde está integrado no âmbito da empresa Águas do Alentejo (AgDA), a participação do Município nesta nova empresa Águas do Baixo Alentejo, na nossa opinião, era uma oportunidade única para assegurar um volumoso investimento em todo o concelho, superior a 6 milhões e 200 mil euros, permitindo assim a requalificação da Rede de Águas e da maioria das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).4 – Esse investimento seria possível dada a possibilidade de, por estarem agregados na empresa Águas do Baixo Alentejo, os Municípios poderem aceder a fundos comunitários para 85% do investimento, o que isoladamente não é possível. Isso, nos primeiros cinco anos, permitiria a requalificação das redes de água mais antigas: Castro Verde (investimento de 727.314 euros), Entradas (315.840 euros) e Casével (269.510 euros).5 – Infelizmente, embora com legitimidade democrática, a maioria de eleitos da CDU na Assembleia Municipal votou contra esta solução. A Câmara Municipal respeita, mas, naturalmente, não compreende que, por razões claramente ideológicas e de orientação partidária, a CDU esteja a travar uma solução importante para todo o concelho.6 – Empenhado em resolver um problema grave que “herdou” das gestões anteriores, o atual Executivo da Câmara Municipal tem muitas dificuldades em compreender que os mesmos responsáveis que permitiram a degradação da Rede de Águas de Castro Verde sejam aqueles que, quando é definida uma estratégia para resolver o problema, travam politicamente essa estratégia.7 – Face à posição de bloqueio assumida pelos eleitos da CDU neste processo, a Câmara Municipal compromete-se a estudar a partir de hoje uma estratégia alternativa que permita resolver o grave problema da Rede Águas de Castro Verde e, oportunamente, torná-la-á pública.