Câmara apresenta Projeto de Requalificação da Escola Secundária de Castro Verde

10 de janeiro 2020
Câmara apresenta Projeto de Requalificação da Escola Secundária de Castro Verde

A Câmara Municipal de Castro Verde promoveu a 15 de janeiro, uma Sessão Pública de Apresentação do Projeto de Requalificação da Escola Secundária de Castro Verde.

A intervenção pretende dar uma resposta adequada às necessidades, objetivos e caraterísticas da comunidade escolar e contempla a recuperação e modernização dos edifícios existentes, corrigindo problemas de construção e nas infraestruturais, muitos deles adquiridos ao longo dos últimos 34 anos (a escola foi inaugurada em 1985). A melhoria das condições de ensino, segurança, habitabilidade, conforto ambiental e acessibilidades, procurando modernizar equipamentos e infraestruturas de apoio letivo são outros objetivos da intervenção.

Dada a urgência desta obra, sobretudo devido ao elevado nível de degradação atual dos edifícios, neste momento está planeado que a mesma será desenvolvida em duas fases: a primeira, centrada exclusivamente no edifício do bloco de salas de aula, e a segunda focada no edifício polivalente, da cantina e de serviços administrativos do estabelecimento de ensino.

As obras de requalificação da Escola Secundária de Castro Verde representam um investimento de 2.784.000 €, dos quais 1.550.000 € referem-se à 1ª fase da intervenção, e 1.234.000 € à 2ª fase. Neste momento, a Câmara Municipal, que ao abrigo de um Acordo com o Ministério da Educação assumiu a gestão de todo o processo, já formalizou uma candidatura no âmbito do Programa Operacional Regional Alentejo 2020 para assegurar 85% de financiamento do investimento com fundos comunitários. Ao mesmo tempo, tem mantido negociações com o Ministério da Educação para consolidar o financiamento, sendo certo que a autarquia está disponível para assumir igualmente uma parte relevante neste capítulo, além de já liderar toda a gestão do processo.

A requalificação da Escola Secundária, para este Município, afigura-se como um investimento estratégico para o futuro e para a afirmação territorial de Castro Verde, também no plano da Educação. Recorde-se que o projeto foi aprovado em reunião da Câmara Municipal de dia 2 de janeiro, com a abstenção dos vereadores eleitos pela CDU.