Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)

17 de fevereiro de 2020
Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)

A Câmara Municipal de Castro Verde iniciou a 19 de fevereiro, as primeiras ações nas diferentes freguesias, visando a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Este processo constitui uma oportunidade para pensar no território do concelho a longo prazo, de forma integrada e global, face ao contexto regional atual e a um PDM que está em vigor desde 1993.

Hoje, verificamos que, após estes anos de vigência, o documento está desadequado à realidade do território e à estratégia municipal de desenvolvimento que Castro Verde pretende assumir, assente em novos desafios.

Deste modo, pretende-se definir um conjunto de novas estratégias e instrumentos de gestão territorial, que possibilitem responder às necessidades dos vários atores. Isso permitirá preparar o concelho para os desafios do século XXI, considerando os valores da sustentabilidade, e ter a capacidade de integrar as questões demográficas, sociais, energéticas, económicas e ambientais num território que está classificado como Reserva da Biosfera.

Refira-se que, dentro de sua política de promoção da participação pública, a Câmara Municipal pretende que o processo de revisão do PDM conte com a disponibilidade de todos (autarquias, organizações públicas, tecido económico e população em geral) para assegurar a concretização de um novo documento, que reflita com o máximo rigor o que somos e o que queremos ser no futuro.