Município de Alenquer

Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)


17 de fevereiro de 2020
Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)
Castro Verde avança com revisão do Plano Diretor Municipal (PDM)

A Câmara Municipal de Castro Verde iniciou a 19 de fevereiro, as primeiras ações nas diferentes freguesias, visando a Revisão do Plano Diretor Municipal (PDM).

Este processo constitui uma oportunidade para pensar no território do concelho a longo prazo, de forma integrada e global, face ao contexto regional atual e a um PDM que está em vigor desde 1993.

Hoje, verificamos que, após estes anos de vigência, o documento está desadequado à realidade do território e à estratégia municipal de desenvolvimento que Castro Verde pretende assumir, assente em novos desafios.

Deste modo, pretende-se definir um conjunto de novas estratégias e instrumentos de gestão territorial, que possibilitem responder às necessidades dos vários atores. Isso permitirá preparar o concelho para os desafios do século XXI, considerando os valores da sustentabilidade, e ter a capacidade de integrar as questões demográficas, sociais, energéticas, económicas e ambientais num território que está classificado como Reserva da Biosfera.

Refira-se que, dentro de sua política de promoção da participação pública, a Câmara Municipal pretende que o processo de revisão do PDM conte com a disponibilidade de todos (autarquias, organizações públicas, tecido económico e população em geral) para assegurar a concretização de um novo documento, que reflita com o máximo rigor o que somos e o que queremos ser no futuro.