Câmara Municipal e Paróquia de Castro Verde celebram Protocolo de Colaboração

19 de maio de 2020
Câmara Municipal e Paróquia de Castro Verde celebram Protocolo de Colaboração

O Município de Castro Verde tem assumido um papel interventivo no apoio às instituições que desenvolvam atividades promotoras ou valorizadoras do património e da cultura concelhios, considerando-as parceiras determinantes na concretização dos seus objetivos.

Neste sentido, a Câmara Municipal vai celebrar um Protocolo de Colaboração com a Fábrica da Igreja Paroquial de Castro Verde, que visa o apoio na recuperação e/ou manutenção do património religioso do concelho, nomeadamente as novas fases de intervenção na Basílica Real, mas também na Igreja dos Remédios e a ermida de São Miguel, em Castro Verde, a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Esperança em Entradas, e as Igrejas paroquiais de S. Bárbara de Padrões e S. Marcos da Ataboeira.

Este acordo contempla ainda a organização, promoção e desenvolvimento de festividades de celebração do Feriado Municipal, no dia de São Pedro, 29 de junho, no sítio de S. Pedro das Cabeças, retomando uma tradição que há muito deixou de ser cumprida. Esta iniciativa irá ser conciliada com as tradicionais festas da aldeia dos Geraldos.

Finalmente, o protocolo define igualmente a criação de um programa de celebração natalícia em Castro Verde, onde se integra a conceção, execução ou aquisição de peças públicas alusivas à quadra, que serão instaladas anualmente no centro da vila durante esse período, bem como a criação de programa de Natal, a promover em todo o concelho.