COMUNICADO: Incêndio Rural - Castro Verde

14 de julho 2020
COMUNICADO: Incêndio Rural - Castro Verde

1. A Câmara Municipal de Castro Verde lamenta publicamente o grave incêndio ocorrido esta segunda-feira, 13 de julho, em particular os ferimentos sofridos por dois bombeiros da corporação de Cuba, que ficaram gravemente atingidos, tendo sido transportados de helicóptero, um para o Hospital de Santa Maria e o outro para o Hospital de São José, ambos em Lisboa. Os restantes três bombeiros, com ferimentos ligeiros, foram assistidos localmente e encontram-se bem. A todos, particularmente aos dois Voluntários de Cuba, desejamos rápidas melhoras.
  1. Graças à ação eficaz e muito competente de cerca de 165 operacionais, com o apoio de 60 veículos, o fogo foi dominado às 02h22 desta terça-feira, dia 14. A estes operacionais, particularmente aos Bombeiros Voluntários de Castro Verde e a todas as restantes corporações presentes, mas também à GNR, INEM, Cruz Vermelha e Proteção Civil de Castro Verde, bem como às demais entidades e dezenas de cidadãos que ajudaram a combater o incêndio, o Município de Castro Verde agradece publicamente todo o importante e intenso trabalho desenvolvido.
  1. O incêndio atingiu uma área superior a 2.100 hectares, inteiramente no concelho de Castro Verde, no “coração” da Reserva da Biosfera. Estamos perante uma situação muito grave, que acarreta consequências bastante negativas, no habitat privilegiado da avifauna e nas explorações cerealíferas do nosso concelho, com enormes prejuízos em várias explorações agrícolas que ficaram gravemente atingidas.
  1. Face a esta situação, a Câmara Municipal irá acompanhar, com a maior proximidade, a evolução de todo quadro de consequências, em conjunto com a Associação de Agricultores do Campo Branco e a LPN – Liga para a Proteção da Natureza, de modo a criar as melhores soluções para minimizar os graves prejuízos agora sofridos.

Castro Verde, 14 de julho de 2020

O Presidente da Câmara,