Educação: Bom ano letivo para todos!

17 de setembro 2020
Educação: Bom ano letivo para todos!
O ano letivo 2020/21 iniciou no concelho de Castro Verde a 17 de setembro, marcado por enormes desafios e pela necessidade de todos assumirmos responsabilidades e sentido cívico na defesa da saúde pública.

Neste momento estamos confrontados com uma pandemia que obriga a um esforço muito exigente da Escola e da comunidade, para proporcionarmos a todos os alunos um regresso às aulas totalmente tranquilo.
Isto num ano em que a Câmara Municipal assumiu todas as competências no domínio da Educação e, também por isso, ampliou em muito o seu esforço para proporcionar a todos um ano com a maior normalidade.
Neste enquadramento, foram testados mais de 200 profissionais do setor da Educação (professores, funcionários, motoristas, etc.) e criadas todas as condições de segurança sanitária e ordenamento nos espaços escolares.

Foram também asseguradas todas as condições no plano social (oferta de material escolar, de máscaras e solução antissética de base alcoólica, por exemplo), mas houve igualmente um esforço para dar respostas competentes nos refeitórios e transportes, bem como na estabilidade do quadro de pessoal não docente.

A par destas medidas, a Câmara Municipal irá ainda atribuir Bolsas de Estudo a estudantes do Ensino Superior, assegurar transportes para a esses estudantes e continuar a garantir financiamento para o Ensino Artístico no Conservatório Regional do Baixo Alentejo.

Refira-se que este enorme esforço orçamental representou (ver quadro), no último ano letivo, perto de € 315.000 e, naturalmente, será bastante reforçado neste ano escolar de 2020/21 que agora iniciamos.

A Câmara Municipal deseja a todos, mas especialmente aos alunos, professores e funcionários das nossas escolas, um excelente ano letivo e assume o compromisso de dar continuidade ao esforço permanente que faz da Educação um “pilar” estratégico para o futuro do nosso concelho.