Castro Verde reabilita Património

30 de março 2021
Castro Verde reabilita Património
A convite do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito, a Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, visitou dia 30 de março, a 3ª fase das obras de requalificação da Basílica Real, um investimento superior a €50.000, no âmbito do qual está a decorrer o restauro do coro alto e do nártex.

Durante a visita, que contou com a presença do Padre Luís Miguel Fernandes, a Diretora Regional reforçou a importância da Basílica Real de Castro Verde como um dos mais importantes templos religiosos do Alentejo, bem como a necessidade de uma maior atenção no sentido do investimento público. Promover a reclassificação da Basílica como monumento nacional é, segundo a Diretora Regional, outro dos objetivos a concretizar, dado o seu imenso valor cultural e patrimonial.

Refira-se que, em breve, será adjudicada a empreitada de requalificação do teto pintado em madeira da Basílica, num investimento de €310.000,00, financiado por fundos comunitários e com o apoio da Somincor.
Após a visita à Basílica Real, Ana Paula Amendoeira deslocou-se ainda à vila de Entradas onde visitou a Igreja Matriz e a Ermida de Nossa Senhora da Esperança para avaliação das próximas ações de recuperação (exterior e interior) de ambas as igrejas e de futuros trabalhos de conservação e restauro.

Para o Presidente da Câmara Municipal, o relevante avanço que neste mandato foi dado à reabilitação da Basílica Real é um exemplo de cooperação institucional e articulação entre entidades públicas que, segundo assegurou, vai acentuar-se e prosseguir nos próximos anos em todo o concelho.