Ministra da Coesão Territorial visitou Castro Verde

06 de abril 2021
Ministra da Coesão Territorial visitou Castro Verde
A Ministra da Coesão Territorial, Dra. Ana Abrunhosa, deslocou-se na manhã desta terça-feira, 6 de abril, a Castro Verde, acompanhada pelo Secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Carlos Miguel, para uma visita aos principais projetos concluídos e em curso no concelho.

Durante esta visita, a governante reuniu com o Presidente da Câmara Municipal, António José Brito, nos Paços do Município, e visitou a Basílica Real, as novas instalações do Centro de Artes e Viola Campaniça e as obras da futura Residência Autónoma da CERCICOA.

Ainda neste âmbito, Ana Abrunhosa marcou presença numa Sessão Pública que assinalou o final das obras da Rua Morais Sarmento, uma das principais vias comerciais de Castro Verde.
Marcaram ainda presença nesta manhã, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, a Deputada da Assembleia da República, Telma Guerreiro, a Presidente da Assembleia Municipal de Castro Verde, Manuela Florêncio, o Presidente da União de Freguesias de Castro Verde e Casével, António José Paulino, e o Presidente da CERCICOA, António Matias.

No final da visita, Ana Abrunhosa, salientou que estes projetos se revestem de grande importância para estes territórios e, sobretudo, para a melhoria da qualidade de vida das populações.
“Não tenho dúvidas que estes projetos de investimento, e que têm financiamento de Fundos Europeus, são a escolha certa. Estamos a falar de projetos que melhoram a qualidade de vida da população. Sou otimista quanto ao futuro destes territórios, sobretudo se tiverem lideranças. Nós sabemos que, em qualquer projeto, as lideranças são fundamentais, e é isso que eu vejo em Castro Verde. Vejo liderança, vejo estratégia e vejo projetos que concretizam essa estratégia”.

Durante a vista, o presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, teve oportunidade de destacar a importância do conjunto de investimentos que a autarquia tem em curso no concelho.
“Estamos a falar de um conjunto de projetos, uns que estão concluídos, outros em curso ou prestes a iniciar, que envolvem um investimento global na ordem de 10,8 milhões de euros. Destaco que a requalificação urbana da Rua Morais Sarmento é um exemplo disso, mas não quero deixar de salientar dois projetos que, para nós, são fundamentais: um que começou há poucos dias, que é a criação da Zona Empresarial de Castro Verde, e que representa um investimento de 1,9 milhões de euros; e o outro, que estimamos iniciar no verão, que é a muito desejada requalificação da Escola Secundária, que representa um investimento superior a 3 milhões e 150 mil euros”.