“Abril, Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância”: Município e CPCJ de Castro Verde associam-se a campanha Nacional

07 de abril 2021

A Câmara Municipal de Castro Verde associou-se à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Castro Verde para participar na Campanha Nacional de Sensibilização para a Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNDPCJ), durante o mês de abril.

Sob o mote “Serei o que me deres…que seja amor”, a iniciativa tem como principal objetivo alertar a consciência da comunidade em geral para a importância da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e para a necessidade do fortalecimento das famílias no sentido de uma parentalidade positiva.

Neste âmbito, o Município de Castro Verde iluminou de azul o edifício dos Paços do Concelho.

Neste mesmo local, encontra-se também em exposição um conjunto de laços azuis, decorados pelas crianças do Agrupamento de Escolas de Castro Verde, no âmbito das AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família (Pré-Escolar) e nas AEC´s - Atividades de Enriquecimento Curricular (1º Ciclo), alusivos à temática.

Dado o contexto epidemiológico que o país atravessa, a CPCJ de Castro Verde informou vai divulgar nas suas redes sociais outras atividades desenvolvidas pelos alunos.

A campanha do Laço Azul iniciou-se em 1989, nos Estado Unidos da América, no Estado da Virgínia, quando uma avó, Bonnie Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para fazer com que as pessoas se questionassem, após os maus-tratos sofridos pelos seus netos. A cor azul representa a cor das lesões corporais.

Cumprindo as regras de distanciamento social, não deixe de visitar a exposição dos Laços Azuis, que está patente na Praça do Município, em Castro Verde, e junte-se a esta causa colocando uma fita azul na antena do seu carro ou um laço azul na porta/janela da sua casa!