Município de Alenquer

Secretária de Estado do Ambiente inaugurou Novo Reservatório Elevado de Castro Verde


05 de julho 2021
Secretária de Estado do Ambiente inaugurou Novo Reservatório Elevado de Castro Verde
Secretária de Estado do Ambiente inaugurou Novo Reservatório Elevado de Castro Verde
Realizou-se a 5 de julho, a Cerimónia de Inauguração do novo Reservatório Elevado de Castro Verde, promovida pela empresa Águas Públicas do Alentejo, em parceria com a Câmara Municipal de Castro Verde, e que contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Dr.ª Inês dos Santos Costa.

A empreitada de construção do novo Reservatório Elevado decorreu no âmbito do Reforço de Adução a Castro Verde, que integrou três novas estações elevatórias e cinco reservatórios, para além de 45 km de adutoras.

O traçado das condutas iniciou-se em Almeirim, com o reforço da adução a Castro Verde e, a partir daqui a expansão para Sudeste, com abastecimento aos pontos de entrega de Entradas, Geraldos, Namorados e Santa Bárbara de Padrões. A partir deste ponto desenvolvem-se dois eixos, um para S. Marcos da Atabueira, passando por Viseus e Rolão, e outro para A-do-Corvo, com ligações a Sete, Monte dos Mestres, Lombador e Beringelinho.

Esta empreitada, que representa um investimento no valor de 4,8 milhões de euros, cofinanciado em 85% pelo PO SEUR, vem desta forma, fortalecer todo o sistema “em alta”, ou seja, desde a albufeira do Monte da Rocha até aos diferentes reservatórios do concelho.

António José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, manifestou satisfação pela conclusão desta empreitada, que permitirá prestar um serviço com mais qualidade às populações do concelho e aproveitou a ocasião para manifestar, junto da governante, a necessidade urgente da ligação de Alqueva à albufeira do Monte da Rocha, a partir da Barragem do Roxo.

“A verdade é que precisamos, rapidamente, que a água do Alqueva, por via do Roxo, chegue ao Monte da Rocha. O cumprimento desta etapa, a par de toda esta importante obra que foi feita e deste investimento de perto de 5 milhões de euros, é que trará uma maior tranquilidade ao nível da sustentabilidade e do abastecimento público. Necessariamente temos que trabalhar e acentuar esse projeto para que rapidamente possamos ter aqui outro tipo de tranquilidade em anos como os últimos dois, em estivemos com a albufeira com uma reserva na ordem dos 8% durante muito tempo. Estamos confiantes que o Governo irá, naturalmente, trabalhar nesse sentido, para concretizar esse processo. A Câmara Municipal de Castro Verde estará inteiramente disponível para continuar com este processo de cooperação, de proximidade e de trabalho em permanência para alcançar esse objetivo, que para nós é fundamental”.